15/09/09

Faltam 10 dias...

.
Laura e Carolina Vasconcellos receberam-nos na sede da ADDHU para que tudo ficasse mais claro: dossier do voluntário com informações gerais, os horários das aulas, actividades, refeições, o trabalho dos voluntários, CD com dicas de primeiros socorros, telefones úteis, palavras básicas em Swahili, etc etc.

A nossa missão não se vai reduzir a brincadeiras e jogos com as crianças. Muito importante é o nosso envolvimento e participação activa na gestão e no bom funcionamento do centro, assim como na educação não só das crianças, como também dos próprios funcionários do centro.

O nosso compromisso mais formal com a ADDHU é:

  1. Ajudar a preparar as crianças e supervisionar todas as actividades: banhos, lavar os dentes, lavar as mãos antes das refeições, ensinar as criança a comer, pegar em talheres, etc...
  2. Ajudar nas limpezas do Centro: ensinar as crianças a fazer a cama, arrumar e cuidar das suas coisas;
  3. Ajudar a preparar as refeições e fazer as compras
  4. Ensinar hábitos de higiene e de boa conduta
  5. Ensinar o staff do Centro: preparar as refeições e ensinar hábitos alimentares, regras de limpeza e higiene, educação das crianças, etc


A organização é um factor chave já que as emoções vão estar ao rubro!

Laura e Carolina contaram pequenos episódios que podem acontecer e não estamos a falar só da falta de água durante alguns dias...

Na sua última ida ao Quénia, em Agosto, passaram pela violência de ter que deixar sair um dos “seus meninos”, de regresso à família.
Os pais de uma criança, depois de há 2 anos o terem entregue ao Centro, fazendo-se passar por “tios” impossibilitados, apareceram agora assumindo-se os verdadeiros pais e reclamando o menino de volta. Nestes casos a Lei queniana está do lado do Centro que acolheu e se responsabilizou pela “custódia” da criança. Mas as autoridades nada fizeram... afinal são os próprios pais que querem o filho de volta… Nada a fazer. Qualquer briga mais acesa poderia implicar vingança ao Centro e nele estão mais 24 crianças! A Addhu cedeu… preocupando-se com a segurança dos restantes. A criança tenta por todas as maneiras resistir, pede para que não a deixem ir, esconde-se, agarra-se às pernas das coordenadoras… o desespero. No momento da despedida, os amiguinhos do centro desejam-lhe boa sorte e que para onde quer que vá, não lhe falte comida. Chocante e comovente, a preocupação que estes meninos, todos eles pequeninos, têm uns pelos outros. Todos sabem que o menino, agora com 8 anos, foi para, eventualmente, ser explorado, vendido, ou sabe-se lá o quê…

Mas luta-se já para que estas situações sejam resolvidas de outra forma!

...

E as novidades não ficam por aqui:
Na nossa mala já constam bonés, blocos de folhas essenciais para os desenhos dos artistas e os balões que farão a festa! Todos carregados de muita, muita ENERGIA POSITIVA!

Obrigada Galp! Obrigada, à área das Empresas, da Comunicação Interna e da RS.

Estamos agora a tratar da música…imprescindivel!!! Vejam como eles gostam de dançar!
http://www.facebook.com/video/video.php?v=130532892498#/video/video.php?v=130921327498

.

2 comentários:

Ronhonho disse...

Fico contente por terem agarrado um projecto tão nobre. A ti Ângela em especial, com quem convivi durante alguns anos, desejo-te as maiores felicidades. É cada vez mais necessário deixarmos de olhar para os nossos umbigos e ajudar o próximo. Parabéns pela iniciativa.
Bjs Cláudia Inês

Hugo F disse...

Viva!!!!!
estou muito contente de te ver tão animada Angela!!! Beijinhos gds. Já tenho o teu blog como homepage :)

Seguidores