11/10/09

Nos

A tarefa de escrever sobre sentimentos deixa-me com alguns arrepios. A descricao do dia a dia, onde vamos, e o que fazemos consegue ser uma excelente fuga nao entrando em caminhos tortuosos de descrever o que vai neste coracao, acima de tudo vou executando o que “ele” nos “manda” fazer.
Tento que a balanca da racionalidade emocional esteja bem presente em todos os actos…Obviamente nao ‘e possivel…vejo coisas que nunca imaginei sequer existirem, sinto criancas aninhadas em mim com uma dor profunda a sair pelas lagrimas, sem sabermos muitas vezes porque, sem podermos sequer perguntar porque…
As historias de cada uma delas…sabemos por alto.
Sao 25 aqui, mas cada passo que dou, cada visita que faco, encontro milhares de historias iguais ou piores e ‘e evidente que a vontade de deixarmos nem que seja uma pequena marca aumenta exponencialmente, por vezes sufocando o nosso peito por ser tao pouco o que podemos fazer mas acreditando que ‘e gigante mesmo esse pouco.
Sinto-me de rastos mas nunca tao forte. Por estes meninos e por tudo o que esta ao nosso alcance fazer. Nao podemos parar. Ha sempre muito por fazer….muito para dar e muito para receber pois acreditem que estes meninos passam a vida a dar-nos mimo!! Em pequenos gestos, em pequenos beijos dados surrateiramente e de forma envergonhada, em pequenas palavras como “nao quero que vas embora”, ou “love you all”…
Neste momento em que escrevo consegui “fugir” uns minutos dos “meus” meninos mas apenas porque tenho uma princesa a dormir a 1 metro de mim: A Brenda foi ter comigo a dizer que estava com dor de cabeca, a Brenda tem 8 anos. Quis vir deitar-se um pouco na minha cama e pediu um pouco de colo…Adormeceu. Ate adormecer o corpo dela estremecia, tentava perguntar o que se passava e ela apenas reagia com lagrimas nos olhos e sem dizer uma unica palavra. Sentia o coracao dela a galopar…Estas situacoes acontecem todos os dias e custa tanto eles nao dizerem o que se passa…Apenas sabemos que nao sao lagrimas provenientes da luta pelo lapis cor de rosa ou da luta pelo pedaco de cake maior. Estas lagrimas ja sabemos distinguir ‘a distancia :)


O coracao esta dessa forma, a mil com eles!
A cabeca por vezes baralhada e irritada com tamanha desorganizacao dos “mais velhos”, desrepeito pelo que se promete e pela pequenissima vontade de trabalhar! Estas situacoes esperava encontrar…nao esperava que me dessem constantes “arritmias”…
Tenho de assumir que ‘e de facto a lei da sobrevivencia aplicada aqui de uma forma dura, cruel, perigosa e totalmente amoral!


Mas ‘e para isso que aqui estamos, tentar contornar estas adversidades.
Ja nem falo das mas condicoes…ou melhor da falta de condicoes…Uma pessoa habitua-se mas nao deixa de pesar, pois a privacao de tudo ao que estamos habituada foi repentina. Sim, claro que sinto falta de uma boa banhoca na minha casa de banho, da privacidade da minha casa, do meu fogao etc etc :).
Estamos 3 voluntarias num quarto em que a casa de banho ‘e separada com uma cortina, do tecto saem osgas e a fechadura e’ um prego do lado de dentro que faz um angulo de 90 graus e que roda para abrir oe fechar. Hoje ate tivemos uma surpesa extra: ainda ontem falamos que pelo menos nao havia ratos…Esquecam…existem…A Filipa que o diga que o sentiu a 1 cm da mao!! Mas sabem que mais? Sinto esta casa como um verdadeiro luxo comparando com a realidade que me rodeia e de facto ja nao custa ter os pes verdadeiramente destruidos, o cabelo sujo, as maos sempre feridas (as queimaduras de hoje a tentar fazer ovos escalfados sao ”simpaticas”…), a pele da cara envelhecida 10 anos :)

mas um sorriso e coracao rejuvenescido!!

Quero apenas mandar uma grande beijo de agradecimento a todos, saudades aos mais proximos pois aqui os dias sao intensos e parece que estou aqui ha meses :)
Mae, Manas, sobrinhos lindos e maravilhosos, Goncalo, Hugo, JD, Paula, Sushi, Manel, Rodras, equipa DM, Empresas!!!
Vejam bem as fotos, despertem bem a vossa visao mas nada do que sentir cada momento com todos os Sentidos bem atentos! Nao ha palavras nem fotos que consigam demonstrar o que se passa aqui!
BEIJOS

Angela Galvao


--------

Tenho saudades de um banho a serio, demorado e com muita agua!
Habituei-me rapidamente ‘a cama de colchao duro e ao pouco conforto do quarto e da casa.
Gosto de estar na cozinha e sentir o cheiro dos cozinhados da Rista. Como quase tudo, mas ja me enjoam as lentilhas com arroz ou o feijao com couve. Tenho saudades de sopa!
Doi-me o nariz de tanto assoar po'!

Chega’mos ha precisamente duas semana e nao sei se foi ha muito ou ha pouco tempo.
Nao consigo pensar que de hoje a 8 dias estou a aterrar em lisboa e deixei estes 25 principes para tr’as. Para sempre. Se pudesse levava-os todos comigo. ‘E dificil escolher, cada um tem um encanto especial. Derrete-me a gargalhada genuina da bebe Winnie e a docura com que faz tudo! Quero levar o brilho dos olhos transparentes da Dorcas. E' tao LINDA! Sao as minhas princesas kikuyu. Nao resisto ‘a energia da Eufi, Eufrashia, menina Luo, despachada como uma mulher pequenina. Fala que se desunha, tem uma alegria louca de viver e ‘e uma heroina corajosa! A Soila, menina massai que tem um encanto especial. Nao se explica…sente-se. A sinceridade e o coracao de manteiga do Fred, menino kissi, o ar paternal do Edwin, a marotice do John, a regulice do Cristiano!
‘E magica a maneira como nos tocam e nos sentem. Dizem que temos a pele macia e os cabelos fofos! Comparam cores e querem ser como nos. Eu ‘e que quero, sem duvida, ser como eles! E ter estes sorrisos genuinos e a alegria que lhes sai do coracao!
Quero leva-los todos comigo. Nao posso levar nenhum. Falta uma semana. Mas tenho a certeza que muito mais do que possa ca deixar de mim, levo comigo um bocadinho de cada um destes meninos cor-de-carvao. E um “bocadinho” de cada um ‘e tanto que ainda falta uma semana e ja sinto o meu coracao a rebentar. ‘E gigante o que se recebe. Parece pequenino o que se deixa. Mas fica. Para sempre. Ja sinto o coracao pequenino de saudades.
Nao tenho duvidas… esta experiencia ‘e gigantescamente feita de contradicoes e quem vem para dar regressa (sem duvida) com muito mais do que pode imaginar. MUITO MUITO MAIS!

Obrigada meus Queridos todos que nos tem dado tanto forca nesta missao e que desde o primeiro momento me apoiaram e perceberam que tinha que ser... estou a realizar um sonho…e sinto-vos a todos... aqui... comigo!!



Filipa

19 comentários:

Mãe disse...

Grandes Mulheres!Como vos admiro!
Minha Querida Filipa sei o quanto já estás a sofrer.Ouço a tua voz e sinto o que vai no teu ENORME CORAÇÃO.Realizaste o teu sonho.Esses meninos vão ficar para sempre na tua memoria.Sei que não podes mudar o mundo, mas déste tudo de ti para que neste curto espaço de tempo esses inocentes tivessem amor e carinho.Agora vai ser doloroso deixá-los. Mas a vida tem que continuar.Cabeça erguida.Beijinhos da mãe orgulhosa da sua Menina.Que Deus vos abençoe e acompanhe sempre.

Unknown disse...

Amigas! Desde que cheguei (há 1 semana) que tenho vindo a acompanhar a vossa enorme aventura! Estou cheia de orgulho e de saudades. Obrigada pelos relatos e por partilharem esta experiência tão intensa. Já adivinhava que iam voltar de coração partido mas cá estamos para vos receber neste lado que é agora estranho.
Madrinha Pipas: Não sei como vamos conseguir pôr tanta conversa e saudades em dia!

Beijo grande para as duas!
margarida

Galinha lulu disse...

Pipa Larica...
Já estamos cheios de saudades tuas!!!

Um grande beijinho =)

Anónimo disse...

Angie,

Estou muito orgulhoso de ti e fico contente por esses miúdos poderem partilhar dessa tua alegria de viver, nem que seja apenas por umas semanas.

Aproveita bem todos os dias.

Coragem, bom regresso e muita GENICA.

;)

PG

Joana mana disse...

Minha querida Pipas, não sei sequer como explicar.te o imenso orgulho que sinto. Apertado está o meu coração... de saudades tuas, tantas... de angústia por adivinhar o quão doloroso será para ti o regresso... e a distância dos teus príncipes. Nós cá estaremos para te levar por estradas de terra batida para matares saudades. E para te dar força (não que precises), para voltares aí rapidamente.
Milhões de beijinhos doces nesse coração de ouro!

(E um beijinho grande à Ângela também :))

Ju disse...

Minha querida amiga Dona Filipa NYorker :)))
Tanta coisa se lê e adivinha no que escreves que parece que estou aí contigo a conhecer esses meninos todos!! Muita força e coragem, que sei que vai custar voltar dessa aventura extraordinária, mas tenho a certeza que vais trazer o coração aiiinda mais cheio e com muitos e mais planos para o futuro!!
Bjinhooos grandes (e vão ser precisos dias e dias para pormos a conversa em dia!! :))))
Joana Santa Cruz

Unknown disse...

Leio as palavras e é inevitável sentir o coração apertado e os olhos marejados. Imagino-vos noutro mundo, que enquanto desconhecido não se sente a falta mas no fim de desvendado será impossível de esquecer. Nesta jornada acredito que têm várias missões: a vossa pessoal, a que cumprem para com os meninos e a que assumiram perante todos os que vos seguem no blog. São todas importantes e espero que em todas tenham muito sucesso!
Ângela, ao ler o teu último post senti o calor dos corpos dessas crianças, vi os seus olhos cheios de esperança e abri os meus braços para as acolher no sonho de uma vida diferente. Sei que estás iluminda, que aqueces quem está próximo e brilhas para quem te vê ao longe. Parabéns, tens sido a estrela mais incandescente do meu tão mágico céu!
Muito beijinhos para vocês e para todos para quem esta experiência não termina com o vosso regresso!

Zari disse...

Parabéns pela coragem, e pela força que demonstram... O facto de vos faltar tudo por aí e cumprirem a vossa missão sem queixas, mesmo sendo pessoas onde nada falta, porque apesar de nos queixarmos constantemente, nada nos falta em Portugal, ainda torna mais nobre aquilo a que se propuseram!
Todos estão orgulhosos de voces... e acima de tudo essas crianças devem estar imensamente gratas por tudo. O que vos/nos parece pouco, é na verdade MUITO para elas!
Fazer o bem faz-nos bem e torna-nos melhores... o sentimento de poder ajudar alguem acaba até por ter algo de egoísta, já que nos enche o ego também!!! :) Mas é a única forma de "egoísmo" bom!!!
Parabéns às mais altruístas meninas GALP... ;)
um beijinho p vcs

João P. Duarte

Estou bem aonde não estou disse...

Um grande abraço às duas voluntárias mais giras e energéticas de Portugal, e, quiça, de todo o continente africano!! Força e alegria, porque não há melhor presente que sorrisos bonitos como aposto aqueles que aposto que todos eles vos dão diariamente. Meninas lindas, de corações grandes e almas cheias, força aí!! Beijinho saudoso, da Catia Mary

Unknown disse...

Gabo-vos e saúdo a vossa coragem. 3 semanas é pouco, mas o que trarão no espírito é bastante mais. Beijos e saudades Angie :) Paula

Unknown disse...

Da sobrinha Kika:"Tenho uma coisa para contar mas não pode ser aqui.Estou com saudades. Muitos beijinhos"
Do Sobrinho Kiko: "A tia Ângela é linda e tu tb. Lindas as tias" "Quero dizer macaquinha e linda" "Eu tenho saudades dela e quero mandar beijinhos e abraços"
Ele está a insistir para dizer: "beijinhos no pescoço" LOL

Sónia A disse...

Hello, estou adorar as vossas histórias e sinto-me verdadeiramente contente por voçês!

Sei que deve ser duro, mas por outro lado verdadeiramente libertador!!!! Aí tudo deve ser genuíno, sem grande margem para teatros!!!!

Bjinhos,

Sónia A.

Hugo F disse...

Querida Angela, vejo que as saudades ja´apertam e ainda falta 1/3 do tempo :))). Ja´era de esperar!!! Fico muito muito contente por encontrares um novo lado de ti e cresceres ainda mais. 'A tristeza vai seguir-se a felicidade de um coraçao cheio. bjs grandes e aproveita todos os minutos pois não se repetem.

isabel disse...

Eu não sei o que dizer depois de ler os vossos depoimentos.....

quem me dera ter a vossa coragem e a vossa força.......

Um enorme beijinho para todos e para tds as crianças que estão aí

Para ti Filipa, um beijinho gigante....gigante .........gigante

Tia Isabel

Unknown disse...

Susana disse: Meninas o espirito é energias positivas, e no regresso esse espirito tem que se manter, energias positivas a regressar, muita FORÇA, cá vos esperamos com os corações mais cheios, e muito ORGULHOSOS, e pensem que o amanhã para essas crianças é melhor que para muitos que não estão ai dentro. BJS GDS

Rita XM disse...

Querida Pipas,
as tuas palavras recordam-me com uma saudade louca todos aqueles meninos maravilhosos... Obrigada pela partilha das fotos e da vossa rotina. Tens razão, ficamos mesmo com a sensação de que deixámos lá muito pouco, comparado com o que trouxémos. É impressionante como eles nos conseguem enriquecer o coração! Desejo-vos a continuação de um excelente trabalho! Quem sabe não iremos aí todas juntas numa próxima vez... Bjinhos a todos

Familia Pragana disse...

Pela primeira vez, sinto que tas a vacilar... todas as msg foram de FORÇA,CORAGEM, ORGULHO ... mas nenhuma te esta a por a par das novidades lisboetas... cá vai... estamos na semana RESTAURANT WEEK e fomos à quinta dos Frades by Chakall a cortes da tua irmã Susana não foi.... acabamos de jantar ás 2 da manhã... o serviço foi pessimo !!! Para quando chegares a Lisboa não teres um choque, o PS ganhou as eleições, é verdade uma tristeza.
No teu regresso terás 25 adultos a tua volta a pedirem que contes tudo, sobre a tua maravilhosa aventura. beijos grandes, fica bem E 25 ENERGIAS POSITIVAS PARA 25 CRIANÇAS LINDAS. BEIJOS BEIJOS BEIJOS

Paulo disse...

Nõa queria estar no vosso lugar na hora das despedidas.

Parabéns por tudo o que estão a fazer.

Beijos para todas as crianças e voluntárias.

douro disse...

Meninas, tou a ver que os proximos dias vao ser os mais complicados mas pensem que estamos aqui todos também à espera de vos partir as costelas com os nossos abraços. Vou lá estar de óculos escuros e muitos lenços de papel.

Seguidores