07/10/09

Um dia no orfanato

Estamos de volta ao Orfanato desde segunda-feira mas as dificuldades em actualizar o blogue tem sido sido algumas: coisas para resolver aqui no Orfanato que exigem bastante dedicacao, cansaco extremo, por vezes a falta de electricidade e o tempo de demora do download de cada fotos...
Mas indo aos assuntos importantes: The Children!
Podemos adiantar que a integracao tem sido tal, que ja sonhamos e pensamos em Ingles! Em Swahili ‘e mais dificil…mas deve estar para breve.
Nao sabemos muito bem com explicar/verbalizar como os nossos dias sao inteiramente preenchido por estes 25 meninos e tudo o que se relaciona com eles! Muitas sao as perguntas que tem feito: a que brincamos, cantamos, rezamos etc etc.
Se um filho exige full attention imaginem 25 meninos sedentos de mimo e atencao! E como o merecem…

Os horarios sao cumpridos ‘a risca no Centro! Acordam pelas 6h00, tomam o pequeno-almoco ‘as 7h00, brincam um pouco e ‘as 8h00 iniciam as aulas.
Cinco classes diferentes, 2 professoras, os recreios vao sendo alternados (excepto o recreio maior em que todos se juntam para grandes brincadeiras).
Pelas 10h00 fazem uma pequena pausa para a fruta, cha ou leite, sendo o hora de almoco as 12h30m!
Da parte da tarde a logistica ‘e a mesma!
As aulas terminam ‘as 16h00 com um snack e a partir dai temos o tempo dos meninos por nossa conta.
Desenhos e plasticinas sao as brincadeiras de eleicao no interior da casa.



La fora joga-se futebol, “apanhada”, fazem-se as famosas trancas no cabelo, procuram-se missangas para a execucao das “joias”, cuida-se das visitas!





As 17h00 comecam os banhos com uma rigorosa “auditoria” da nossa parte :) .

Ate as 19h00 repartimo-nos em brincadeiras dentro de casa, filmes, e ajuda na preparacao do jantar.
O menu das refeicoes do Orfanato ‘e realizado pelas Voluntarias semanalmente e de acordo com o orcamento existente. Tentamos colocar fruta todos os dias e, dentro do possivel, variar a alimentacao entre lentilhas, feijao, couves, batatas, tomate, arroz, massa e carne ou peixe uma vez por semana!
Janta-se pelas 19h00 e no fim do jantar a correria para lavar os dentes ‘e automatica:

10 minutos de parodia, vestir pijamas (nova rigorosa “auditoria”) e ‘e hora de dormir!


Hora de limpezas, fechar casa e descansar.
Coracao sempre a encher…o nosso e deles!
Reparem nos sorrisos…


16 comentários:

Palavras de Insanidade disse...

Perseverança, enormes corações e esperança para dar e vender...vocês conseguiram!!!Continuação do excelente trabalho e vão partilhando que os tugas que sabem vão seguindo atentamente as evoluções!!!Bjs ;)

Joana mana disse...

AAAAHHHHHHHHH!!!!
Minina, você tem um bicho na sua calça!!!!

ruirap disse...

Uauuuuuuuuuuuuuuu...adoro essa rotina!!!!Beijocas do menino invejoso...

Unknown disse...

TIA que maravilha os sorrisos dos meninos e a vossa alegria é contagiante. Força,ânimo, quem corre por esse gosto não cansa.
Estamos babados ao ler o vosso blog e ver as fotografias.Vamos pedir á tia Sofia para tentar mostrar ao Mundo como é bom dar ...

BEIJINHOS de TODOS.

Mãe disse...

Realmente, quem pode resistir a estas carinhas larocas. Olhos e sorrisos maravilhosos.O teu coração enorme tem tanto amor para dar. Mas sei que no fim vais sofrer muito, qd tiveres que deixar esses meninos,e voltar à vida real.Minha Querida Filipa cuida bem de ti e não te envolvas demasiado, para bem dessas crianças e de ti.AMO-TE MUITO!Beijinhos da Mãe

Anónimo disse...

Ui....tens um bichinho a subir pelas calças................

Excelente trabalho!!!!!!!!

Força!!!!!!!!!!!!

um beijinho para todos

para ti,Filipa, um gigante.

Tia Isabel

douro disse...

Como é que se diz 'adeusinho' em swalli?

Anónimo disse...

Filipa,
Com que orgulho deixas a família inteira com um coração tão grande!!! é inspiradora a forma como encaraste este desafio e como encaras o dia a dia duro mas reconfortante do orfanato. Estamos a torçer para que tudo corra pelo melhor e que no final não sofras muito...
Um beijinho enorme com muito carinho,
prima Leonor

t.guida disse...

depois de me deliciar com as vossas fotos e descriçao do dia a dia aqui vai um beijinho muito grande e os meus aplausos (de pé) a tudo q vocês teem feito

Acho piada as raparigas com o uniforme e de meias e tudo ..sim senhor ....quanto ao lagarto rsrsrs...ja estou a ver a Filipa adoptar um e ir á avó Camila com ele no ombro......uiui...;)

Paulo disse...

Estou a ver que quando regressarem terão horários para tudo !

Unknown disse...

Ainda não têm tranças???? :) Que boa a vossa reportagem. Gosto de vos ler e de vos saber preenchidas, principalmente. Muitos beijos e um OLÁ grande para esses meninos todos!

Anónimo disse...

Se voces estão a ver um mundo novo, ou antes o mundo por um prisma diferente, também as crianças devem estar a viver momentos especiais na vossa companhia, com a atençaão e carinho que lhes dão. As brincadeiras passam, mas o carinho que voces lhes dão fica-lhes marcado. Coragem e bom trabalho.Beijinhos .Carocha

Soph disse...

Faz brilhar o SOL nem que seja só por 3 semanas...

... :)

Anónimo disse...

Filipa, que orgulho e que emoção chegar ao blog e ver novidades! Já falta pouco para o regresso e, conhecendo-te como conheço, sei que vai custar!!! Ou não fosses tu uma Sousa Fialho, só coração!!!
Um grande beijinho, maria prima

Unknown disse...

Pena que pequenos gestos não mudem vidas mas podem mudar pessoas e a sua forma de encarar um novo dia. A vossa "missão" termina em poucos dias mas vai ficar por mto mais tempo nas paredes, nas rotinas, na memória e no coração de todos com quem se cruzam e vos acompanham (mesmo à distância) neste momento. Beijos

Luis Pedro disse...

Brutal....através da vossa escrita consegue-se perceber que esses pequenos corações e essas cabeçinhas lindas estão a saborear cada momento, cada sorriso, cada passo dessas crianças sortudas por as terem durante alguns dias como "anjos"

Keep the GOOD WORK
Beijinhos , Luis Pedro

Seguidores